top of page
Foto do escritorAna Caner

Ser Feliz é uma habilidade






A neurociência têm nos mostrado que as influências ambientais moldam nosso cérebro.



Os estudos deixam claro: Ser Feliz é uma habilidade  — isso mesmo! Assim como aprender a tocar um instrumento , ou qualquer outra habilidade que queremos treinar, aprender, desenvolver.


E por isso, a prática é fundamental.

Um grande investigador e difusor desses conhecimentos é Richard Davidson, fundador do Center for Healthy Minds, da Univ. de Wiscosin-Madison, e considerado uma das 100 pessoas de maior influência do mundo, pela Time, em 2006.


Tendo dedicado os últimos 40 anos à investigação do cérebro humano e das emoções, é particularmente conhecido por seus estudos acerca dos efeitos da meditação sobre o cérebro.


Davidson e sua equipe destacam os quatro principais constituintes para ser feliz, que eles vem estudando extensivamente:


1. Resiliência: A habilidade de recuperar-se de adversidades,


2. Habilidade de reconhecer qualidades positivas e de consolidar experiências positivas,


3. Habilidade de Presença: Você consegue imaginar um mundo onde as pessoas estão mais presentes naquilo em que fazem e no contato com o mundo e com outras pessoas, vendo e ouvindo atentamente? E o impacto na produtividade?


4. Generosidade: Comportamentos de generosidade e altruístas ativam circuitos chave para eliciar e prolongar o bem estar.


Os quatro constituintes da felicidade são facilmente desenvolvidos com o treino.


Além disso, sabe-se que as práticas meditativas fortalecem os circuitos neurais envolvidos nessas habilidades.


Práticas muito simples, que ao longo do tempo trazem transformações impressionantes. As alterações no comportamento são verificadas de modo bastante rápido, após poucas semanas, mesmo entre pessoas sem nenhuma experiência prévia em meditação.


Este é um chamado para que tomemos consciência de nossa responsabilidade por conquistar o que mais almejamos.


Nosso cérebro está em constante mudança, quer queiramos ou não. E cabe a nós usarmos a neuroplasticidade a nosso favor e fazermos as mudanças que desejamos para nossas vidas.



Como?

Dedicando-nos a intencionalmente modificar nosso cérebro de modo a cultivar e fortalecer as habilidades que responsáveis por nosso bem estar. Conheça aqui o treino mental proporcionado pelas práticas de mindfulness.



E você? O que tem feito para ser feliz?


Conheça aqui os programas que você pode começar agora mesmo.















15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page