Sobre Ana Caner

Ana CanerFoto pessoal sobre PhD

Psicóloga (PUC-SP, 1988), com fellowship em Neuropsicologia no Montreal Neurological Institute, Canadá, Doutora em Neurociencias pela USP (2001), Especialização em Psicoterapia Breve pelo Inst. Sedes Sapientae, e MBSR – Mindfulness-based stress reduction teacher in training pela UCSD, San Diego Center for Mindfulness. Ministra o programa MBSR para lideranças e equipes, em turmas abertas ao público e em atendimentos 1:1. Com mais de 20 anos de atuação em neuropsicologia e psicoterapia, traduz, em palestras e workshops, a integração dos novos conceitos da neurociência com os conhecimentos das diversas culturas milenares, para que possamos incorporá-los em nosso quotidiano e caminhar rumo as mudanças que queremos em nossas vidas.

“Um looooooongo processo de mudanças culminou com abandonar minha atuação de mais de 20 anos como neuropsicóloga, ir me dedicando cada vez mais à psicoterapia breve e ao coaching, e inserindo aos poucos na prática clínica meus conhecimentos em meditação, antes totalmente cindidos de minha vida profissional. Havia começado a meditar por causa da minha formação em neurociências, pelos achados científicos de como as praticas contemplativas alteram a circuitaria neural. Mas logo vi que era muito mais que isso, e as meditações formais e a busca por estar presente em todos os momentos da minha vida passaram a ser cada vez mais importantes no meu dia-a-dia. Pude ver o imenso impacto que simples mudanças de hábitos tinham em todas as esferas da vida das pessoas que atendia. Resolvi sistematizar isso.

Iniciei então a formação para instrutores de minfulness, do programa MBSR – minfulness-based stress reduction, da Univ. San Diego – center for mindfulness. Me apaixonei pelo programa, que é o programa original criado em 1979 na Univ de Massachussets, e é genial por ser muuuuuito fácil de ser incorporado na rotina, e por estar totalmente descolaado de qualquer religiosidade, o que facilita a inserção nos mais variados meios.

Criei então o Instituto Fluir. Ministrar o programa de mindfulness tem sido a atividade que mais me tem feito sentido, e imensamente recompensadora. A cada nova turma do curso, sinto-me extremamente feliz ao ver a transformação que tem trazido na vida das pessoas. Agora vejo que é essa transformação que busco nessa e em qualquer outra iniciativa profissional que eu venha ter.

No ano passado imensos desafios surgiram em minha vida. Minha experiencia em mindfulness foi (e tem sido) crucial para que eu não fosse consumida pelo medo. Pude perceber que a vida em si é a prática, não há tempo a perder com distrações. Hoje quero encontrar modos de ajudar as pessoas a investigarem como podem fazer a escolha por estarem presentes em suas vidas, mesmo, e principalmente, nos momentos em que as circunstâncias lhes parecem insuperáveis.

Acredito que podemos assumir as rédeas de nossas vidas e, a partir de mudanças simples, porém consistentes, modificar drasticamente nossos hábitos, e cultivar as habilidades necessárias para lidar com todos os desafios no caminho de nosso bem-estar e realização em todas as esferas de nossas vidas.”

Voltar