O stress é contagioso!

Posted on Posted in Uncategorized

 

Um estudo simples e muito interessante,

recém publicado na revista Psychoneuroendocrinology, mostra claramente o quanto somos afetados pelo stress dos outros:

Os pesquisadores constataram que a simples observação de alguém passando por uma situação estressante nos deixa tão estressados como se nós mesmos estivéssemos naquela situação.

Eles pediram para os participantes realizarem uma tarefa estressante, como fazer uma apresentação em público ou realizar cálculos matemáticos, e viram o seguinte:

Não só a pessoa que estava passando por essa situação tinha  seus níveis de cortisol aumentados, mas também quem estava assistindo à situação tinha os mesmos sinais de stress.

Isto vale também, pasmem, para uma pessoa que está confortavelmente sentada, assistindo à uma notícia estressante na tv.

Parece brincadeira, mas um outro estudo mostra que homens e mulheres americanos citam assistir à  tv como 1a opção para aliviar o stress!

Este é o chamado stress empático, e a nossa susceptibilidade a este stress tem grandes implicações em nossa vida diária.

Pense comigo:

Se estamos estressados e nem sabemos o porque, talvez seja a hora de olharmos à nossa volta: Estamos cercados por pessoas estressadas?

Se a resposta for sim, podemos estar comprometendo fortemente nossa saúde física e mental.

É bem conhecido o quanto viver cronicamente em estado de estresse elevado interfere negativamente em vários aspectos de nosso funcionamento: em nossos sistemas imunológico, digestivo, na absorção de nutrientes, na oxigenação.

O estado prolongado de stress têm consequências desastrosas para nossa saúde de modo geral.

Este estudo nos alerta para a necessidade de cuidarmos, não só de nossa saúde física, mas de protegermos nossa saúde mental.

E cuidar de nossa saúde mental envolve:

  • Sempre que possível, cuidarmos de nos protegermos contra a exposição excessiva ao stress,

  • Quando isto não for possível, cuidarmos de tomar medidas para combatermos o stress. É bom aprendermos, o quanto antes!

O mais importante de tudo, é termos consciência de que somos contagiados, e sobretudo, que contagiamos as pessoas não só pelo que dizemos ou fazemos, mas pela nossa presença.

Que responsabilidade!

Publicado originalmente em

http://fluirblog.blogspot.com.br/2014/08/o-stress-e-contagioso-um-estudo-simples.html