Mindfulness e neurociências: O que não me contaram sobre meu cérebro

Posted on Posted in Uncategorized
“… To cultivate embodied, open-hearted presence from moment to moment in our everyday lives. It is not a luxury in this era, if it ever was. It is an absolute necessity.”
Jon Kabat-Zinn

Cresci acreditando naquilo que aprendi sobre a nossa capacidade cerebral: Ouvi, desde a infância, que depois dos 20 anos de idade só perdemos neurônios e vemos diminuir nossa capacidade de adquirir novos conhecimentos com facilidade, de aprender.
Aprendi que neurônios não são repostos, que somos produto da nossa herança genética e de como fomos criados, e que portanto não podemos mudar aspectos importantes da personalidade.
Ainda não se falava sobre neuroplasticidade, nada se conhecia sobre epigenética. Hoje já sabemos o quanto podemos modificar drasticamente nossas vidas, mudando nossa circuitaria neural: mudar hábitos, cultivar novas habilidades.
Nessa nova era de integração de conhecimentos da ciencia ocidental e a sabedorias milenares, estudos mostram as importantes modificações estruturais que ocorrem a partir da atividade mental. Mostram os benefícios em estarmos presentes, atentos e conscientes do que ocorre interna e externamente em nossas vidas.

Hoje sabemos que podemos fazer a escolha por estarmos presentes. Sabemos que temos todos os recursos que precisamos para superar o que quer que estejamos vivendo.

No entanto, estes são conhecimentos bastante recentes, que precisam de tempo de maturação até que possamos mudar de fato nosso mindset, e incorporar em nosso dia-a-dia novos modos de encarar nossas capacidades.
Parece inacreditável que deixemos escapar a cada momento a possibilidade de cultivar as habilidades das quais necessitamos, de identificar e nutrir de modo consistente nosso propósito e nossas fontes de satisfação.
Mindfulness nos oferece a possibilidade de usarmos a neuroplasticidade a nosso favor, de agirmos no mundo de modo congruente com nosso coração, nos permitindo acessar nossa própria sabedoria, com o conhecimento de que podemos, a todo momento, fazer a escolha por estarmos presentes em nossas vidas.
Para saber mais sobre o programa MBSR original e programas de mindfulness in company e abertos ao público, consulte http://institutofluir.com.br/programas/ ou envie um email